SERGIPETEC Lança Editais para Empresários de Petróleo e Tecnologia

CAPA SedeDois editais importantes lançados pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), estão abertos para empresas e empreendedores que atuam na área de inovação tecnológica, bem como os que integram a rede de petróleo e gás de Sergipe. O primeiro (Edital de Seleção de Empresas n° 01/2012), trata da ocupação do Centro Empresarial de Petróleo, Gás, Energia e Mineração (CPGEM), localizado na Avenida Maranhão. Já o segundo (Edital de Seleção de Empresas nº 02/2012) é para instalar-se na sede do SergipeTec, numa área disponibilizada de 416,94 m².

Dois editais importantes lançados pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), estão abertos para empresas e empreendedores que atuam na área de inovação tecnológica, bem como os que integram a rede de petróleo e gás de Sergipe. O primeiro (Edital de Seleção de Empresas n° 01/2012), trata da ocupação do Centro Empresarial de Petróleo, Gás, Energia e Mineração (CPGEM), localizado na Avenida Maranhão. Já o segundo (Edital de Seleção de Empresas nº 02/2012) é para instalar-se na sede do SergipeTec, numa área disponibilizada de 416,94 m².

Lançado no último dia 21, durante a Feira da Indústria e Inovação Tecnológica (Fitec) pelo secretário Saumíneo Nascimento, o CPGEM conta com um investimento previsto de aproximadamente R$ 10 milhões. O espaço possuirá 9 lotes, variando entre 200m² a 1500m² – totalizando 16.194,80 m² – para 9 empresas selecionadas. A infra-estrutura do local foi apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Governo de Sergipe, através da Sedetec. “O edital lançado junto ao SergipeTec é um investimento para atrair mais empresas de tecnologia. A ciência e a tecnologia é que propiciam o salto que o empreendedor industrial sergipano tem procurado. As indústrias sergipanas têm uma boa base tecnológica e, por isso, os investimentos em C&T são tão importantes”, observou Saumíneo.

De acordo com Marcos Wandir, diretor-presidente do SergipeTec, essa é uma antiga reivindicação dos empresários. “Por ser uma rede bastante consolidada, as empresas que integram a rede de petróleo, gás e mineração de Sergipe precisam de um espaço onde possam realizar um trabalho complementar, formando um grande complexo na área. Com as atuais descobertas de petróleo e gás, o Estado tornou-se um local propício para que as empresas fornecedoras de base tecnológica solicitem seus ingressos no nosso Parque”, explica Marcos ao ressaltar que a localização também é estratégica, com duas grandes avenidas (Maranhão e São Paulo) – próximas a BR-101, para as empresas que desejam exportar seu produto.

Sede SergipeTec

O Edital de Seleção de Empresas nº 02/2012, destinado a empresas de base tecnológica para instalar-se na própria sede do SergipeTec, dispõe de área de 416,94 m². Atualmente, estão locadas na sede provisória 20 empresas e instituições. “Nesse espaço, temos como prioridade as áreas de atuação do Parque, ou seja, tecnologia da informação, biotecnologia e energia, principalmente as renováveis. O Anexo I ficará com as energias não-renováveis. Hoje temos empresas de base tecnológicas que trabalham com o turismo interessadas, assim como as da área de economia criativa, audiovisual e produção de conteúdo. O espaço é para empreendimentos que tenham como mola mestra da sua atividade a inovação tecnológica”, destaca Wandir.

O empresário que tiver interesse nessas áreas, deve preencher os formulários, montar um plano de negócio e apresentar ao SergipeTec – com base no roteiro disponibilizado no edital – mostrando a sua viabilidade. Após análise, será dada a resposta para a aprovação ou não do espaço. O procedimento é o mesmo para os dois editais, que podem ser acessados através do site: www.sergipetec.org.br

O prazo final para o Edital nº 01 é o dia 21 de dezembro. O Edital nº 02 é de fluxo contínuo, ou seja, seguirá até preencher todo o espaço disponibilizado.

 

Fotos SergipeTec e Vieira Neto/Sedetec

Fonte: Sedetec