SENAC Ganha Unidade em Centro Empresarial

sedetecNa manhã desta sexta-feira (15.03), aconteceu a solenidade de assinatura do Termo de Outorga de Permissão de Uso entre o SergipeTec e o Senac, para a entrega da área a ser utilizada pelo Senac como unidade de formação profissional, no Centro Empresarial de Petróleo, Gás, Energia e Mineração, localizado na Avenida Maranhão.

O Centro Empresarial é um anexo do novo Sergipe Parque Tecnológico, um investimento de mais de 10 milhões, com o objetivo de viabilizar negócios (pequenos e médios) integrados à cadeia produtiva de petróleo e gás, energia e mineração, como também um importante Centro de Formação Profissional do Senac, nas áreas de informática e de gestão do conhecimento.

Assinaram o termo de outorga de permissão de uso da área o Presidente do Sergipe Parque Tecnológico(Sergipe Tec), Marcos Wandir Nery Lobão, e o Presidente do Conselho Regional do Senac, Abel Gomes da Rocha Filho. Além do deputado federal e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio(CNC), Laércio Oliveira; o Secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, José Oliveira Júnior; o Diretor Regional do Senac, Paulo do Eirado Dias Filho; e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Saumínio Nascimento Silva.

A nova Unidade Senac contará com uma estrutura de 15 salas de aula, auditório; 5 laboratórios de informática; laboratório de manutenção de computadores; laboratório de manutenção de equipamentos eletrônicos; laboratório de rádio e TV; e laboratório de produção de áudio e vídeo.

O Presidente do Conselho Regional do Senac, Abel Gomes da Rocha Filho, afirmou que a doação do espaço só contribui para o crescimento da instituição: “Essa é a segunda unidade do Senac própria, aqui em Aracaju, localizada na periferia, que vai ampliar o atendimento aos alunos, principalmente os que serão beneficiados por cursos de capacitação do Pronatec. Além disso, essa parceria com o Governo do Estado vem colaborar para divulgar ainda mais as ações do Senac Sergipe. Quero agradecer bastante ao governo pela doação do terreno. Uma parceria que vai dar certo, tem tudo para ser uma grande instituição de ensino. Agradeço ao Sergipe Tec e ao Sedetec por esta parceria”.

O Presidente do Sergipe Tec, Marcos Wandir Nery Lobão, falou da satisfação em fazer uma parceria com o Senac: “ Uma honra muito grande, uma grande satisfação essa parceria com o Senac, será um empreendimento âncora aqui, para fortalecer uma lacuna não só de Sergipe, mas de todo país, que é a capacitação de qualidade”. E concluiu: “Para este complexo, estamos trazendo empreendimentos de inovação tecnológica, empreendimentos que têm a ver com o fortalecimento da economia sergipana, e o Senac, esse grande parceiro, trará o que é hoje mais caro, que é a formação das pessoas, uma formação de qualidade”.

Marcos Wandir ressaltou ainda que há uma parceria firmada com a rede de petróleo e gás e mineração, da qual o Senac faz parte, e que contempla 200 empresas ligados a esse setor tão prioritário para o estado de Sergipe. E confirmou que será lançado, no dia 20 deste mês, um edital para atrair 8 empreendimentos para conviver nessa área, no espaço complementar, para trabalhar com petróleo, gás e mineração, bem como para a formação de jovens, necessidade maior das empresas pertencentes ao complexo.

O Diretor Regional do Senac, Paulo do Eirado Dias Filho, falou sobre a importância do novo espaço Senac e o benefício que trará para as pessoas que desejam fazer cursos profissionalizantes: “ Estamos muito felizes pelo Senac estar mais próximo do seu público, numa região mais acessível, principalmente para estes que estão aqui na zona norte ou que vêm dos municípios vizinhos. Queremos tornar o Senac mais presente a essas populações, porque são os nossos clientes principais, e ao mesmo tempo, trazer para aqui um viés de inovação, investir bastante neste sentido de tecnologia da informação, de produção cultural. Aqui será um polo de inovação, criação e que a gente espera irradiar para diversos outros setores, não só para o comércio, mas para a indústria, os serviços,de um modo geral aqui, de nosso estado”.


O Diretor Regional do Senac agradeceu muito a parceria do Governo do Estado, e particularmente, do Sergipe Tec, que durante todo esse processo foi o mediador para que chegasse a esse momento.

O Deputado Federal e Vice-Presidente da CNC, Laercio Oliveira, falou dos benefícios que esse novo investimento vai trazer para o estado: “Primeiro a qualificação profissional, uma bandeira de luta, uma marca registrada de nosso sistema. Enfim, novos investimentos para Aracaju, que vai receber um centro de treinamento, que vai tratar de uma das forças de nosso estado, que é exatamente o petróleo, o minério”. E completou: “Faremos aqui uma estrutura muito especial, que certamente embelezará toda a estrutura do Sergipe Tec. Melhor que tudo isso, o Senac trará conhecimento, informação, qualificação, preparo e capacitação, onde os alunos ao saírem daqui, estarão aptos para atuar no nosso estado, ajudando-o a crescer cada vez mais, produzindo riqueza para o nosso povo e para a nossa gente”.

“A área que o Senac terá aqui será suficiente para montar instalações, que irão propiciar capacitações para os jovens habilitados para entrar nas novas fábricas, nas novas empresas que vão chegar no estado de Sergipe”, pontuou Saumínio da Silva Nascimento, Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia.

O Secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, José Oliveira Júnior, falou da formação e inovação tecnológica de que tanto o Brasil necessita: “A construção de um parque tecnológico para a ampliação da educação em uma área crítica, uma área de que o Brasil precisa tanto, que é a de formação e inovação tecnológica”. Segundo ele, a região aqui ganha muito, atraindo novas instalações que serão fonte de emprego e educação.

Fonte:  SENAC