Reunião dia 28/07/2010

Data e Horário: 28/07/2010 – 15:07

Local: Universidade Federal de Sergipe

Pauta:

A reunião ocorreu na sala dos conselhos no prédio da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe. Como anfitriã da reunião, a UFS, representada pelo professor Gabriel Francisco da Silva, apresentou o Núcleo de Petróleo e Gás da UFS. Segundo ele, só existem 6 núcleos como este em todo o Brasil, mas, quando finalizado, o sergipano deve ser ganhar mais destaque.

Ainda representando a universidade, a professora do NUPEG Rosivânia da Paixão Silva Oliveira apresentou dois editais sobre o pré-sal e investimentos entre instituições de pesquisa e empresas

Sobre o NUPEG

O projeto do Núcleo de Petróleo e Gás contém três prédios: o principal, com 9.208m², com laboratórios. O segundo edifício com o galpão de testemunhos da geologia, que servirá para execução de testes geológicos, de 360m². A terceira edificação é o laboratório de microscopia eletrônica de varredura, que contará com 171.92m².

A área total construída é de 9.739,92m², afora as áreas de estacionamento coberto e do anel viário, já em execução. Os valores orçados para a construção civil são de R$ 14.795.260,00.

Num segundo momento, assuntos como a Finep, o prêmio MPE e a Universidade Setorial de Petróleo e Gás foram abordados. O representante do SergipeTec, Francisco de Jesus, demonstrou os principais equívocos cometidos em projetos enviados à instituição de fomento à pesquisa. Em seguida, o Sebrae apontou a importância do Prêmio MPE para as empresas da rede, como foi o exemplo da Tecnogas. Logo depois, a Tecned apresentou um projeto para a criação da Universidade Setorial de Petróleo e Gás (USPEG). A idéia consiste em juntar várias micro-empresas para que haja um número expressivo de alunos que queiram ser capacitados em diferentes áreas. Além disso, o sistema de educação à distância deverá atender não só à empresa em si, mas também a seus clientes e fornecedores através de ferramentas de Educação à distância (EaD) e outras ferramentas como redes sociais, etc.

Na última parte foram dados alguns informes sobre a Rio Oil&Gas, onde foi discutida a participação das empresas e dos investimentos. Outro ponto foi o Encontro das Redes Petro que já houve uma reunião por videoconferência na última segunda-feira para que posteriormente sejam tomadas decisões sobre a governança. A Feippetro a ser realizada na Bahia também foi discutida. Foram discutidos aspectos sobre a reserva do stand e empresas interessadas em fazer parte do evento.

O último ponto da pauta a ser discutido foi o Petronor 2010 realizado em Aracaju. De acordo com o representante da Wellcon, Ivaldo Ferreira, o evento foi muito bem visto em Manaus e no Rio Grande do Norte. Ana Nunes, gestora rede relatou que, sem a UFS, a organização do evento não teria sido tão boa e não teria tanta repercussão.

A próxima reunião será realizada no IFS (antigo CEFET) no dia 25 de Agosto das 15h às 18h.

Baixar Resumo da Reunião:Download