OURO NEGRO EXIBIRÁ ROBÔS DE INSPEÇÃO E SISTEMA DE MONITORAMENTO DE RISERS NA FEIRA DE PETRÓLEO DO RIO

Com foco no desenvolvimento de inovação para o setor de óleo e gás, a Ouro Negro apresentará nesta semana suas soluções em robótica e monitoramento remoto durante a Rio Oil & Gas, que começou nesta segunda-feira (24), no Riocentro. Os destaques serão os robôs de inspeção SIMÃO e TATUI, além de um sistema de monitoramento remoto da integridade dos risers flexíveis de plataformas que operam no pré-sal (MODA).

Incorporando tecnologias da indústria 4.0, o MODA gera um grande volume de informações em tempo real sobre a integridade de risers flexíveis, equipamentos que transportam hidrocarbonetos do poço até as plataformas. A Ouro Negro já forneceu 280 sistemas MODA para plataformas offshore do pré-sal, que somam mais de 15 mil sensores instalados”, detalhou o CEO da Ouro Negro, Eduardo Costa (foto).

O MODA (Monitoramento Óptico Direto no Arame), que recebeu o prêmio Distinguished Achievement Award da Offshore Technology Conference (OTC) em 2015, foi desenvolvido a partir de convênio entre a PUC-Rio e a Petrobrás. O sistema também ganhou o prêmio Inovação Tecnológica 2014 da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A Rio Oil & Gas será também uma vitrine para as soluções robóticas da companhia. “Vamos apresentar o robô modular SIMÃO, versão mais robusta do SIMAS, que realiza inspeções visuais, medição da espessura da parede e ultrassom na solda de estruturas tubulares. E o TATUI, robô com autopropulsão para inspeção visual e medição de espessura interna de dutos e risers de perfuração. É uma solução que pode ser embarcada, dispensando o deslocamento do equipamento até base terrestre”, explicou o head de Sistemas Robóticos da Ouro Negro, Julio Guedes.

Além de um estande na feira, a Ouro Negro também estará presente em algumas palestras agendadas durante o evento. Confira abaixo a programação completa:

O&G TechWeek – Dia 24 – Tech Challenge: Sistemas submarinos e a revolução digital – desafios atuais – Felipe Noel (Pavilhão 2 – 16h25)
ROG Conference – Dia 25 – Transformação digital e o futuro do petróleo e gás: oportunidade de carreira para jovens em meio à revolução tecnológica e socioeconômica – CEO Eduardo Costa (Pavilhão 5 – 14h00)
ROG Conference – Dia 26 – Instalações offshore: inspeção remota e novas tecnologias – CEO Eduardo Costa (Pavilhão 5 – 14h00)
O&G TechWeek – Dia 27 – Corporate Venture Capital in Brazil – From University to Corporate – solving pre-salt challenges and beyond – CEO Eduardo Costa – (Pavilhão 2 – Tech Arena – 15h)

Fonte: Petro Notícias