Dez dicas infalíveis para você entrar na indústria de Petróleo e Gás

SIMON COTON É DIRETOR GERAL DA NES GLOBAL TALENT.

Ele ingressou na empresa em 1995 como graduado e, desde então, subiu na hierarquia, liderando as equipes do Reino Unido e de Houston como parte de sua progressão na carreira.

PROCURANDO POR UMA CARREIRA DE LONGO PRAZO EM UM SETOR EM EXPANSÃO E EXCITANTE?

O negócio de petróleo e gás é o lugar certo agora e no futuro. Se você é engenheiro, soldador, trabalhador de campo ou de escritório; a indústria de energia oferece enormes oportunidades em todo o espectro de empregos.

Este é um momento emocionante para aqueles que querem um emprego de petróleo e gás . A indústria está em uma encruzilhada. Trabalhadores experientes estão se preparando para se aposentar, mas projetos de exploração novos e desafiadores estão chegando online a fim de atender à crescente demanda global de energia, que deverá aumentar em 43% até 2035, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

Essas duas forças opostas estão criando lacunas sem precedentes em talento e experiência, causando um  boom de recrutamento de petróleo e gás .

  1. Não se assuste – Independentemente do seu trabalho atual, sua formação acadêmica ou histórico de trabalho anterior, existem muitos tipos de trabalhos disponíveis em petróleo e gás. De fato, 44% dos entrevistados em nosso recente relatório “ Atrair e reter mulheres na engenharia de petróleo e gás – uma pesquisa examinando a lacuna de talentos entre homens e mulheres ” afirmou que eles trabalhavam em diferentes setores, como construção civil e até direito e varejo. antes de passar para o petróleo e o gás. Não importa qual seja seu histórico, essa indústria receberá pessoas com as habilidades necessárias e disposição para aprender.
  2. Descubra o seu interesse – Trabalhar na indústria de petróleo e gás não envolve apenas estar em plataformas offshore. À medida que o ciclo de vida de um projeto de petróleo e gás passa do estágio de projeto conceitual até o descomissionamento, diferentes habilidades são necessárias. Converse com um consultor de carreira se você ainda estiver na escola para saber mais e dedicar um tempo para pesquisar papéis on-line. Você ficará surpreso com a ampla gama de empregos disponíveis – com certeza haverá algo para lhe interessar.
  3. Ganhe experiência – Da experiência de trabalho de uma semana a um estágio ou aprendizado, tenha uma noção de como é a indústria. A maioria dos grandes operadores de petróleo e gás, como a Shell, a Chevron, a BP, a ExxonMobil e a Total, planejam dar às pessoas uma amostra de como é trabalhar no setor. Esteja avisado, no entanto, estes são altamente competitivos, por isso certifique-se de fazer sua pesquisa. No Reino Unido, a organização de habilidades em petróleo e gás OPITO lançou recentemente um novo programa de colocação de trabalho estruturado, dando aos alunos da escola em Aberdeen acesso a alguns dos maiores operadores e empresas de serviços da indústria de petróleo e gás. Fique de olho em iniciativas semelhantes em sua região.
  4. Estudo, estudo, estudo – A importância de estudar os assuntos STEM e obter uma licenciatura em engenharia não pode ser exagerada. Mas, se você não estudou os assuntos STEM, então não entre em pânico, esquemas como o ‘Entre em’ Petróleo e Gás do Prince’s Trust podem lhe dar os conselhos que você precisa para ajudá-lo a fazer a transição para o setor.
  5. Obter um mentor – As chances são de que você conhece alguém em petróleo e gás – fale com eles sobre o seu trabalho. O mentoring é importante em todas as carreiras e um mentor de petróleo e gás ajudará você a navegar na indústria. Grupos como o STEMettes e a feira de jovens cientistas britânicos ‘The Big Bang’ podem mostrar as oportunidades gratificantes disponíveis em engenharia, enquanto nos EUA, grupos como o STEM Education Coalition trabalham para aumentar a conscientização e também fornecer uma riqueza de informações.
  6. Faça sua pesquisa – Descubra quais disciplinas estão em maior demanda, as melhores empresas para se trabalhar e as regiões que estão experimentando um crescimento específico de petróleo e gás. Uma série de novas descobertas estão sendo feitas em mais ambientes de testes atualmente, que exigem tecnologia e habilidades mais avançadas, sendo um bom exemplo a disciplina especializada em subsuperfície. Enquanto Houston, Perth e Abu Dhabi permanecem como pontos críticos para atividades de exploração e produção, novas oportunidades estão surgindo em países como México e Moçambique.
  7. Conheça os profissionais – Com uma variedade de oportunidades para viagens globais e sem desafios técnicos complexos a serem resolvidos, trabalhar na engenharia de petróleo e gás lhe dará a chance de ver o mundo e também de estimular sua mente. Se é variedade que você está procurando, então a indústria de petróleo e gás também oferece. Não apenas há uma grande variedade de disciplinas para escolher, você também terá a flexibilidade de trabalhar em tarefas temporárias ou permanentes em todo o mundo. O potencial de ganhos e benefícios associados também podem ser substanciais. Por exemplo, você sabia que empreiteiros qualificados que trabalham em grandes projetos nos EUA podem ganhar mais de US $ 250.000 por ano?
  8. E os contras – Um bom salário, a oportunidade de viajar e uma vida de trabalho estimulante e desafiadora – soa perfeito! Mas é importante que você também reconheça os desafios potenciais associados a uma carreira em petróleo e gás, como estar longe de amigos e familiares, longas horas, prazos apertados e a necessidade de flexibilidade no trabalho para acomodar as demandas do projeto. A fim de obter um pé na porta e ganhar a experiência necessária para progredir sua carreira em petróleo e gás, você precisa estar disposto a trabalhar o seu caminho até a escada. Em troca de seu trabalho duro, você pode ser recompensado com uma excitante carreira de longo prazo com um dos maiores operadores de petróleo e gás do mundo e todos os benefícios que isso acarreta.
  9. Vender-se – Atualize seu currículo. O ideal é adequá-lo a um aplicativo específico, garantindo que você o mantenha conciso e focado nos pontos-chave. Certifique-se de incluir seus detalhes de contato, todas as habilidades e experiências relevantes, bem como seu histórico de emprego e educação em ordem cronológica inversa. Quando o seu CV terminar, inicie o trabalho em rede. Certifique-se de estar em redes profissionais populares como o LinkedIn, preste atenção ao seu perfil, faça conexões, siga notícias relevantes do setor, bem como influenciadores e líderes de pensamento para ajudar a desenvolver seu conhecimento de mercado e participe de eventos do setor para aumentar seu círculo de contatos.
  10. Fale com um especialista – Especialistas em mão-de-obra de petróleo e gás, como a NES Global Talent, têm uma vasta experiência na colocação de pessoas em toda a indústria de petróleo e gás. As pessoas estão no centro de nossos negócios e nossos consultores específicos de disciplina têm o conhecimento e o conhecimento do setor para conversar com você sobre as oportunidades que estão disponíveis para você e combiná-lo com o papel perfeito. Também fornecemos uma gama de soluções de suporte que abrangem desde folha de pagamento e conformidade fiscal até serviços de seguro e resposta a emergências, minimizando quaisquer preocupações que você possa ter sobre trabalhar no setor ou em um novo local.

Fonte: O Petróleo