Brasil: Statoil contrata dois fornecedores de plataforma para o trabalho de Carcará

Statoil disse na quarta-feira que concedeu Solstad Farstad com promoções para o Far Scotsman, construído em 2012, e o Far Serenade de oito anos de idade.

A firma de seis meses para os dois navios verá que eles fornecem suporte para perfuração exploratória no campo de Carcara na licença BM-S-8, localizada na bacia de Santos.

O início do contrato deverá ocorrer no quarto trimestre de 2017. A Statoil também tem a opção de estender o contrato com mais nove períodos de três meses.

No que diz respeito ao campo de Carcara e à licença do BM-S-8, a Statoil assumiu a operação da BM-S-8 da Petrobras por US $ 2,5 bilhões em novembro de 2016 .

 No final de outubro de 2017 , a empresa de petróleo dos EUA, ExxonMobil, decidiu adquirir metade do interesse de 66% da Statoil no bloco BM-S-8 por uma consideração potencial total de cerca de US $ 1,3 bilhão. A transação está sujeita às aprovações governamentais e deverá fechar em 2018.

Após o encerramento da transação, os interesses dos parceiros no bloco BM-S-8 serão de 33% para a Statoil, 33% para a ExxonMobil, 14% para a Petrogal Brasil e 10% para a QGEP e a Barra.

O campo de Carcara foi descoberto em 2012, sobre a tendência geológica do campo próximo de Lula e da área de Libra. O campo contém um recurso recuperável estimado de 2 bilhões de barris de óleo de alta qualidade. O bloco BM-S-8 está localizado a aproximadamente 200 milhas do Rio de Janeiro.

Fonte: O Petróleo